Thursday, December 13, 2007

Quase cinco mil espaços fecham a porta ao tabaco

Quase cinco mil estabelecimentos, entre os quais restaurantes, cafés, bares, discotecas, hotéis e casas de turismo rural, a maioria da região Norte, vão fechar a porta ao tabaco a partir do próximo dia 1 de Janeiro. Representam cerca de 95% dos associados da Unishnor Portugal e a esmagadora maioria pediu o dístico indicativo de estabelecimento sem fumo.No Porto, espaços como o café Majestic e o Guarany, o restaurante Escondidinho, os hotéis do grupo Accor, o Hotel D. Henrique e a discoteca Vogue (na zona industrial) vão optar pela proibição total de fumar.

Estes estabelecimentos estão entre os 100 que aderiram ao programa "100% sem fumo" e que serão apresentados amanhã de manhã pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e pela Unishnor.

A proximidade da entrada em vigor da lei estará a influenciar muitos dos empresários do sector, que consideram já não haver tempo para fazer obras nos respectivos estabelecimentos , nomeadamente, a instalação de sistemas de ventilação para o exterior. O preço da intervenção, que deverá custar no mínimo 20 mil euros, as regras para os funcionários (ler ficha) e as coimas previstas na legislação também ajudam a decidir pela proibição de fumo.

Por: Inês Schreck
Fonte: Jornal de Notícias
Ler notícia completa: AQUI