Saturday, December 8, 2007

Proibido fumar em todos os centros comercias

"Proibido fumar", é o dístico que todos os centros comerciais vão ostentar no primeiro dia de 2008. "Vamos cumprir a lei", foi o que os empresários do sector responderam ao DN. "E os fumadores?" Esses vão ter de se adaptar à nova realidade, pelo menos no início. É que os proprietários que pensam criar salas de fumo admitem estar atrasados e os outros vão esperar para ver. Só avançam para espaços alternativos à rua se houver uma diminuição de clientes.

"Gostava de ter uma sala de fumo em cada um dos centros comerciais onde os nossos clientes pudessem cómoda e confortavelmente fumar os seus cigarros. Está em curso uma avaliação da capacidade técnica para executar essa vontade. Teremos esse espaço nos centros em que tenhamos condições específicas - físicas e técnicas, de acordo com a lei. Entendemos isto [sala de fumo] como um serviço adicional que podemos prestar aos clientes", respondeu ao DN Álvaro Portela, presidente da Sonae Sierra. São proprietários de 20 centros comerciais, nomeadamente o Colombo, o Vasco da Gama, o Norte Shopping e o Algarve Shopping.

A excepção à regra de proibição do tabaco nos espaços Sonae são os restaurantes em que, "os proprietários podem decidir por criar espaços próprios para fumadores".

A Mundicenter (sete centros, entre os quais o Amoreiras) e o Dolce Vita (cinco a norte de Lisboa), preferem esperar pela reacção dos consumidores. "Será proibido fumar em todo o shopping, incluindo a restauração e o estacionamento. Apesar de não estarmos a equacionar a hipótese de haver espaços para fumadores, vamos avaliar o impacto da aplicação da nova lei", explica a porta-voz da Mundicenter.

Fonte: Diário de Notícias
Ler notícia completa: AQUI