Friday, December 14, 2007

Tabaco vai aumentar até 10% a partir de Janeiro

O preço do tabaco vai aumentar 30 cêntimos a partir do próximo ano em algumas das marcas mais vendidas e que são fabricadas em Portugal. O SG Ventil e o Português Suave, por exemplo, devem passar dos actuais três euros por maço para 3,3 euros, o que representa um aumento de 10% em relação ao preço em vigor actualmente, de acordo com dados recolhidos pelo DN junto de fontes do mercado.

Os novos valores para as marcas mais populares fabricadas em Portugal, que já foram comunicados aos operadores pela Direcção-Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo, reflectem uma nova subida do imposto sobre o tabaco a partir do próximo ano.

É o terceiro agravamento consecutivo da carga fiscal sobre o tabaco e resulta de uma das medidas extraordinárias do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para a consolidação das contas do Estado. O imposto representa cerca de 80% do preço de venda ao público do tabaco, pelo que a sua subida terá um impacto em praticamente todas as marcas fabricadas pela Tabaqueira, mas também nas marcas internacionais distribuídas em Portugal, onde os acréscimos de preço devem oscilar entre os 15 e os 30 cêntimos por maço.

Os novos preços vão começar a chegar ao mercado a partir do próximo ano, mas não logo no início de Janeiro, porque primeiro serão escoados os stocks a preços de 2007.

O aumento coincide ainda com a entrada em vigor da legislação que vai proibir fumar em todos os espaços públicos fechados, incluindo restaurantes até 100 metros quadrados, locais de trabalho e centros comerciais. A combinação dos dois factores poderá ter um efeito importante na redução do consumo.

Por ANA SUSPIRO
Fonte: Diário de Notícias
Ler notícia completa: AQUI