Wednesday, December 5, 2007

Centro Colombo livre de fumo a partir de Janeiro 08

Centro ColomboA partir de Janeiro, o fumo fica à porta do Centro Colombo, Lisboa, onde se acredita que esta medida imposta pela lei não implicará perda de visitantes e se aposta na informação e na pedagogia para dissuadir fumadores.

«Os aviões também não deixaram de voar quando foi proibido fumar. Ninguém vai deixar de vir ao Colombo», afirmou em entrevista à agência Lusa António Bettencourt, director-geral do maior centro comercial da Península Ibérica, adiantando que, para si, «é um dado adquirido» que a inibição de fumar não irá afastar clientes.

Dentro de duas semanas, as cerca de 80 mil pessoas que em média visitam diariamente o Colombo começarão a ser informadas das restrições decorrentes da nova Lei do Tabaco através de avisos nas entradas do edifício.

Também em breve os vigilantes que trabalham no centro terão «formação completa e específica» nesta matéria, disse António Bettencourt, salientando que será dada «especial atenção» à forma de abordar os eventuais «prevaricadores».

«Tem de haver uma atitude de muito bom senso e paciência com alguns dos "prevaricadores". Não queremos ser agressivos com ninguém e teremos muito cuidado com a aproximação aos incumpridores», declarou, ressalvando, contudo, que em «casos limite» recorrerão às autoridades.

Ainda assim, o responsável máximo do Colombo acredita que não vão surgir «pontos de conflito» e que apenas pontualmente haverá clientes mais relutantes em aderir a estas regras.

A partir do primeiro dia do ano, haverá dísticos espalhados pelo centro com a indicação de que é proibido fumar e os actuais cinzeiros serão aproveitados para dar aos fumadores uma derradeira oportunidade de apagarem os cigarros.

Os restaurantes fechados e com mais de 100 metros quadrados poderão ser a única excepção à proibição total de fumar no edifício até ao terceiro trimestre de 2008, uma vez que a criação de áreas para fumadores está ainda a ser analisada à luz da remodelação global do centro.

Uma das áreas onde deverão ser criadas zonas de fumadores é no actual espaço de restauração aberto, denominado Cidade Perdida, onde numa primeira fase vigorará a proibição total de fumar.

Segundo o responsável do Colombo, a delimitação de mais áreas para fumadores será ponderada à medida das necessidades que a aplicação da lei for revelando.

Mais: AQUI (Diário Digital)