Monday, January 14, 2008

Inquérito: 60% dos empresários da noite admitem despedimentos devido às restrições ao fumo

Seis em cada dez proprietários de estabelecimentos de animação nocturna equacionam reduzir o número de funcionários, caso persista a quebra de clientes alegadamente provocada pelas restrições ao fumo, segundo resultados de um inquérito divulgado hoje no Porto.

O inquérito foi promovido pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) junto de cerca de 200 operadores do sector, explicou o presidente da estrutura, António Fonseca.

No mesmo universo de inquiridos, 80 por cento disseram que não concordam com a lei e afirmaram que, se pudessem, optavam por manter o fumo de cigarro livre nos seus estabelecimentos.

De acordo com António Fonseca, as limitações ao fumo em espaços fechados, decorrentes da aplicação da nova Lei do Tabaco, provocaram quebra de afluência aos estabelecimentos nocturnos "de 30 por cento, nos espaços mais em voga, a 70 por cento, nos restantes".

O dirigente associativo enviou quarta-feira uma carta ao ministro da Saúde, Correia de Campos, pedindo-lhe uma reunião "com carácter de urgência"...

Fonte: Lusa/Sapo
Ler notícia completa: AQUI