Friday, December 28, 2007

Fisco cobra menos 174 milhões no tabaco

A receita do imposto de tabaco pode apresentar no final do ano um desvio negativo de cerca de 174 milhões de euros em relação às previsões feitas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2007. A confirmar-se é o segundo ano em que as contas relativas à receita do imposto sobre o tabaco não batem certo com as previsões do Orçamento, seja porque se verifica um recuo no consumo, seja porque há também mais fraude fiscal. Não há dados sobre as vendas deste ano, mas em 2006 o mercado nacional vendeu menos 10% de tabaco.

O Executivo previa, para este ano, uma receita de 1395 milhões de euros, uma subida de 7,3% em relação a 2006 justificada pelo agravamento do imposto específico sobre os cigarros. Mas, apesar do acréscimo, a performance verificada até ao final de Novembro aponta para uma descida de 6,1% na receita deste imposto.

Se esta quebra se mantiver, em vez de cobrar mais 95 milhões de euros que no ano passado, o Estado deverá ficar com um défice da ordem dos 79 milhões de euros em relação a 2006. Contas feitas, a derrapagem na receita prevista pode chegar aos 174 milhões de euros.

ANA SUSPIRO
Fonte: Diário de Notícias
Ler notícia completa: AQUI