Thursday, May 31, 2007

Tabaco: 70% dos fumadores não consegue deixar vício por falta dinheiro para medicamentos-HSM

Lisboa, 31 Mai (Lusa) - Cerca de sete em cada dez fumadores que recorreram às consultas de cessação tabágica do Hospital Santa Maria (Lisboa) não conseguiram abandonar o vício, em parte por falta de dinheiro para os medicamentos de substituição, alertaram hoje especialistas.

Os números dizem respeito aos 860 utentes das consultas de apoio ao fumador do Hospital Santa Maria (HSM) e foram hoje divulgados pela pneumologista responsável por aquele serviço, Fátima Caeiro.

"A taxa de cessação dos hábitos tabágicos ronda os 27 por cento", afirmou Fátima Caeiro, durante uma conferência a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, que hoje se assinala em todo o mundo.

Entre as principais razões para este insucesso está a falta de acesso à terapêutica de substituição de nicotina: "As pessoas referem não ter capacidade económica para comprar os medicamentos", disse a peneumologista.

Entre os fumadores que recorreram ao serviço de apoio do Hospital Santa Maria, a maioria fumava mais de 30 cigarros por dia e já tinha tentado, sem êxito, deixar o vício.

A nível nacional, metade dos fumadores portugueses quer deixar de fumar, mas apenas um em cada três o tenta realmente, de acordo com o Eurobarómetro de Maio de 2007.

Dos que tentaram deixar o vício, apenas 14 por cento decidiu pedir ajuda profissional, lembrou por seu turno Emília Gomes, representante do Director Geral de Saúde, defendendo que "deixar de fumar com acompanhamento tem muito mais sucesso".

Mais: AQUI (Lusa)