Thursday, May 31, 2007

Portugueses divididos quanto ao tabaco nos restaurantes

Os portugueses mostram-se divididos quanto a quem deve decidir se se poderá ou não fumar nos restaurantes e espaços fechados – os proprietários dos mesmo ou a própria lei do tabaco.

Segundo revela o barómetro da Marktest para o Diário de Notícias e TSF, 48,6% dos inquiridos defendem que deverão ser os donos dos restaurantes a decidir quanto à presença de fumadores nos seus estabelecimentos, enquanto 47,9% pensa que as restrições devem ficar definidas, desde logo, na lei.

Destaque ainda para o facto de serem os homens (mais de metade) quem mais defende que os critérios devem ser definidos pela lei, ao passo que as mulheres admitem que sejam os proprietários dos estabelecimentos a decidir.

Na divisão por faixas etárias e estratos sociais, o estudo conclui que são os inquiridos até aos 34 anos, pertencentes à classe média e a viverem no Grande Porto que mais defendem a atribuição do poder de decisão aos proprietários dos estabelecimentos.

Já a fixação à partida dos critérios, é preferida pelos inquiridos com mais de 55 anos, da classe alta/média-alta e residentes no Litoral Centro, votantes no PS.

Mais: AQUI