Thursday, April 10, 2008

Câmara de Alcoutim: Metade dos funcionários fumadores já abandonaram o vício

Programa de incentivo começou em Dezembro

Um total de 40 fumadores, 25 dos quais funcionários da Câmara de Alcoutim, já deixaram de fumar devido ao programa de cessação tabágica pago pela autarquia, disse hoje o presidente do município, Francisco Amaral.

Os 25 funcionários que desde Dezembro aderiram ao programa constituem cerca de metade dos fumadores da autarquia, mas o programa abrange também os familiares que queiram deixar de fumar, pelo que 15 dos 40 fumadores tratados estão naquelas condições.

O presidente da Câmara de Alcoutim classificou de "um êxito impressionante" os resultados obtidos até agora, já que 90 por cento dos funcionários e familiares que se ofereceram não voltaram a fumar. "Apenas dois ou três voltaram a fumar, pelo que o sucesso é retumbante", precisou, sustentando que a aposta do município está a ser ganha, mas ainda falta conquistar os restantes 25 fumadores e alguns dos seus familiares.

Para o ajudar a conseguir a autarquia promoveu na passada segunda-feira um jantar de elogio aos "corajosos" que conseguiram abandonar o cigarro. Por outro lado, a Câmara de Alcoutim está a fazer "outdoors" com a palavra de ordem "Eu consigo. Sou Livre" e uma foto de um cigarro destruído, para convencer trabalhadores do município e residentes a deixar de fumar.

Sobre as razões do pagamento, Francisco Amaral garantiu que os 250 euros despendidos com cada funcionário acabam por ser um investimento, a ser seguido por organismos públicos e empresas, a braços com funcionários que "passam muito tempo à porta, a conversar e a fumar". "Espero que este exemplo seja seguido, porque ele é eficaz e a prazo pode representar uma poupança para as empresas", acrescentou, calculando em dez mil euros a verba gasta até aqui com este programa.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português