Sunday, December 30, 2007

Lei do Tabaco: Fumadores contra o fundamentalismo e descriminação da nova lei

A nova lei do tabaco é fundamentalista, autoritária e vai criar um "Tarrafal" para quem fuma, queixaram-se alguns fumadores contactados pela Lusa, que hesitam entre respeitar a lei e moldá-la à intensidade do seu vício.

O juiz-desembargador José Gabriel Silva, que fuma charutos "por prazer" há dez anos, apelidou a nova legislação de "fundamentalismo higienista" e considera que o Estado "não se devia intrometer em esferas que dizem respeito à forma de vida das pessoas".

O magistrado argumenta que o gabinete de trabalho é um local privado e que, por isso, "aí a lei não tem de ser cumprida".

Mas a lei é clara: o fumo será proibido em espaços fechados, como locais de trabalho, de antendimento directo ao público ou restaurantes que não estejam adaptados para o efeito.

"São intromissões autoritárias. As pessoas têm o direito a escolher o seu estilo de vida, trata-se da sua vida pessoal", defendeu o juiz, sublinhando a falta de bom senso nesta lei.

Mais dramático é o realizador Fernando Lopes, um arreigado fumador de 72 anos, que acusou a nova lei de criar "um Tarrafal para os fumadores".

"Fumar é um direito que me assiste e a nova lei é a do politicamente correcto e só vai criar excluídos. Estão a criar um Tarrafal para os fumadores", exclamou o realizador, que fuma desde os 15 anos.

SS/CC/RCB/EC/NL/NVI.
Fonte: Lusa/Sapo
Ler notícia completa: AQUI