Thursday, November 22, 2007

Os males do tabaco (fotos): Fotografias podem percorrer escolas e espaços comerciais para sensibilizar a população

Um bebé prematuro numa incubadora ou um feto morto, vítimas do fumo do tabaco, são algumas das imagens chocantes em exibição desde ontem no Parlamento e que podem vir a percorrer as escolas do país, escreve a Lusa.

Um dos corredores do novo edifício da Assembleia da República transformou-se hoje no palco da campanha «O poder da comunicação contra o tabaco», que exibe 42 fotografias impressas em maços de cigarros de vários países.

«Uma pessoa que fume um maço por dia estará exposta mais de sete mil vezes por ano a estas advertências sobre os riscos para a sua saúde», lembrou Margarida Marques, chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, durante a cerimónia de abertura da exposição.

«As imagens ajudam os fumadores a visualizar o tipo de doenças causadas pelo consumo de tabaco, divulgando mais claramente os riscos para a saúde», acrescentou.

Um país onde a indústria tabaqueira não é obrigada a introduzir avisos pictóricos nos maços de tabaco tem agora patente na casa dos deputados uma exposição que pretende «mostrar a importância do impacto de imagens e mensagens fortes na luta contra o tabagismo na Europa a no resto do mundo».

A exposição, que neste momento só pode ser vista por quem visita a Assembleia, poderá percorrer o país, contou à Lusa a presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Maria de Belém.

Fonte: Lusa / Portugal Diário
Ler notícia completa e ver fotos: AQUI