Friday, November 16, 2007

Dia Nacional do Não Fumador - 17 de Novembro de 2007 - Grupo de médicos cria "Liga Contra o Tabagismo"

Grupo de médicos cria "Liga Contra o Tabagismo"

Um grupo de médicos de várias especialidades anunciou hoje que vai criar uma "Liga Contra o Tabagismo" para ajudar quem pretende deixar de fumar e "reflectir sobre os aspectos positivos da nova lei do tabaco".

Reunindo médicos de várias especialidades - pneumologia, cardiologia e clínica geral -, este "movimento", que pretende ser "de âmbito nacional", procura reunir pessoas "com responsabilidade" para "alertar o público sobre os malefícios do tabaco", afirmou à Agência Lusa Vítor Gil, mentor da ideia e Director do Serviço de Cardiologia do Hospital Amadora-Sintra.

Para dar corpo ao projecto, vai ser divulgada uma "carta aberta à população" para reflectir sobre "os aspectos positivos da nova lei do tabaco", anunciaram em comunicado de imprensa os membros do movimento na véspera do Dia do Não Fumador, que se assinala este sábado.

A nova lei do tabaco, que entra em vigor no primeiro dia de 2008, vai proibir o fumo em vários locais fechados, designadamente em locais de trabalho, de atendimento directo ao público, nos estabelecimentos onde sejam prestados cuidados de saúde, nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis e nos parques de estacionamento cobertos.

Será também proibido fumar nos transportes públicos e nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados à dança.

A nova legislação prevê também, em todos os centros de saúde integrados no Serviço Nacional de Saúde e nos serviços hospitalares públicos, a criação de consultas especializadas de apoio aos fumadores que pretendam deixar de fumar.

Fonte: Lusa
Notícia completa: AQUI