Thursday, October 25, 2007

Parar de fumar sem engordar

Parar de fumar sem engordar
Fonte: www.florbelamendes.net

O medo de engordar leva muitas pessoas a adiar a decisão de parar de fumar. Mas este é um pormenor, face às inúmeras vantagens que parar de fumar trará à sua saúde. Saiba como manter o peso estável.

Depois de tomar a decisão de parar de fumar e passar pela fase de preparação, chega a hora de entrar em acção. Marque na agenda o seu dia D e nesse dia pare de fumar (milhões de pessoas já pararam e, se elas conseguiram, porquê pensar que não vai conseguir?!!).

A partir desse dia é necessário que comece a ter alguns cuidados para não ganhar peso. Como a nicotina acelera o metabolismo basal, os fumadores queimam mais calorias que os não fumadores, com o mesmo nível de actividade física. Para contrariar essa diminuição do gasto calórico, importa aumentar a sua actividade. Se anteriormente não praticava exercício físico é chegada a altura de se inscrever num ginásio e começar, o quanto antes. Para além da importância do exercício para aumentar a queima calórica e, consequentemente, impedir que ganhe peso, o exercício irá ajudá-lo a manter-se afastado do cigarro, melhorando a sua saúde a vários níveis. A ansiedade normalmente sentida também pode ser atenuada com a actividade física.

Quando uma pessoa para de fumar, os sentidos do olfacto e do paladar tornam-se mais apurados e a ingestão de alimentos aumenta, por ser mais agradável. A ansiedade sentida quando se para de fumar, leva muitas pessoas a trocar o prazer de fumar pelo prazer de comer. O hábito de colocar algo na boca leva muitas pessoas a correr para a cozinha sempre que vem a vontade de fumar.

Para que uma decisão tão acertada - como é a de deixar de fumar - não se transforme numa dor de cabeça, convém adequar a alimentação e torná-la tão equilibrada quanto possível.

Como controlar o apetite?

Resposta no site da nutricionista Florbela Mendes: AQUI