Monday, February 12, 2007

Por uma Europa sem fumo - Smoke-free Europe - Europe sans tabac - Ein rauchfreies Europa - Una Europa sin tabaco


O próximo passo
O tabagismo passivo mata cerca de 80 000 pessoas por ano na União Europeia. Mas acender um cigarro em recintos públicos pode converter-se num gesto do passado.
Apostando na protecção da saúde dos seus cidadãos, a União Europeia publicou um documento programático com o objectivo de contribuir para o debate sobre o consumo de tabaco em recintos públicos. Um inquérito recente sugere que esta iniciativa será bem acolhida: a grande maioria das respostas é favorável à proibição de fumar não só nos locais de trabalho, mas também em bares e restaurantes.
Por toda a Europa, os fumadores começam a "acusar o toque". A Irlanda deu o tom em 2004, proibindo o consumo de tabaco em recintos públicos fechados. Desde então, a ideia alastrou-se a outros países da União Europeia – por exemplo, a Suécia, a Itália, Malta, Espanha e a Bélgica puserem já em vigor vários tipos de restrições.
O documento programático apresenta cinco opções: manutenção do status quo, medidas de carácter voluntário, orientações, recomendações da União Europeia e nova legislação. De acordo com as suas conclusões, uma estratégia abrangente que acabasse com o fumo seria a mais benéfica para a população. “Os resultados obtidos pelos países europeus que adoptaram medidas deste tipo revelam que estas funcionam, são eficazes e populares” declarou Markos Kyprianou, Comissário responsável pela saúde.
As outras instituições da União Europeia e os países europeus têm até 1 de Maio de 2007 para dar a sua opinião. A Comissão decidirá então qual o passo seguinte.