Thursday, April 10, 2008

Câmara de Alcoutim: Metade dos funcionários fumadores já abandonaram o vício

Programa de incentivo começou em Dezembro

Um total de 40 fumadores, 25 dos quais funcionários da Câmara de Alcoutim, já deixaram de fumar devido ao programa de cessação tabágica pago pela autarquia, disse hoje o presidente do município, Francisco Amaral.

Os 25 funcionários que desde Dezembro aderiram ao programa constituem cerca de metade dos fumadores da autarquia, mas o programa abrange também os familiares que queiram deixar de fumar, pelo que 15 dos 40 fumadores tratados estão naquelas condições.

O presidente da Câmara de Alcoutim classificou de "um êxito impressionante" os resultados obtidos até agora, já que 90 por cento dos funcionários e familiares que se ofereceram não voltaram a fumar. "Apenas dois ou três voltaram a fumar, pelo que o sucesso é retumbante", precisou, sustentando que a aposta do município está a ser ganha, mas ainda falta conquistar os restantes 25 fumadores e alguns dos seus familiares.

Para o ajudar a conseguir a autarquia promoveu na passada segunda-feira um jantar de elogio aos "corajosos" que conseguiram abandonar o cigarro. Por outro lado, a Câmara de Alcoutim está a fazer "outdoors" com a palavra de ordem "Eu consigo. Sou Livre" e uma foto de um cigarro destruído, para convencer trabalhadores do município e residentes a deixar de fumar.

Sobre as razões do pagamento, Francisco Amaral garantiu que os 250 euros despendidos com cada funcionário acabam por ser um investimento, a ser seguido por organismos públicos e empresas, a braços com funcionários que "passam muito tempo à porta, a conversar e a fumar". "Espero que este exemplo seja seguido, porque ele é eficaz e a prazo pode representar uma poupança para as empresas", acrescentou, calculando em dez mil euros a verba gasta até aqui com este programa.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português

Sunday, April 6, 2008

Cancro do pulmão mata 10 portugueses por dia

O cancro do pulmão mata 10 portugueses por dia e cerca de 3500 por ano, revelou hoje o presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR), Artur Teles de Araújo.

"Quer o tabagismo activo quer o passivo são responsáveis por 80 a 90 por cento de casos de cancro do pulmão", disse Teles de Araújo no primeiro dia da Feira do Pulmão, que decorre entre hoje e quinta-feira no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, onde são feitos rastreios a doenças respiratórias.

A Feira do Pulmão pretende alertar para a importância do rastreio no diagnóstico precoce das doenças do aparelho respiratório e, a julgar pela fila de interessados, a iniciativa parece agradar.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português

Thursday, April 3, 2008

Risco acrescido de cancro em 50 por cento dos fumadores

Descobertas mutações genéticas associadas ao cancro do pulmão

Cientistas franceses, islandeses e norte-americanos identificaram mutações genéticas associadas ao cancro do pulmão. Os resultados dos três estudos diferentes foram publicados ontem nas revistas "Nature" e "Nature Genetics".

Os investigadores dizem ter identificado uma região no cromossoma 15 cujas mutações podem aumentar o risco de cancro em fumadores. Apesar de as mutações poderem estar ligadas ao receptor da nicotina não há provas da substância desencadear o cancro.

Estas mutações são substituições das unidades que compõem o ADN. Foram encontradas duas mutações muito associadas ao cancro e que podem fazer parte de cinco genes, três dos quais necessários para o fabrico do receptor de nicotina, que se encontra maioritariamente nas células do sistema nervoso.

As três pesquisas foram feitas em populações de origem europeia e abarcaram vários milhares de pessoas. As conclusões são semelhantes: 50 por cento das pessoas têm pelo menos uma cópia do gene com a mutação, aumentando 30 por cento a possibilidade de cancro do pulmão.

“O risco maior para se desenvolver cancro do pulmão é fumar”, disse Chris Amos, o primeiro autor de um dos artigos publicados. O estudo foi feito pela Anderson Cancer Center da Universidade do Texas e concluiu que se fumarem, os indivíduos com mutações nos dois cromossomas 15 vêem aumentado de 28 a 81 por cento o risco de desenvolverem cancro de pulmão.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português

Genetic link for lung cancer identified

Studies suggests that cancer risk is not just down to lifestyle

Three independent genetic studies have found some of the strongest evidence yet that your genes influence your risk of developing lung cancer.

Lung cancer, the most common killer cancer in the world, is largely caused by smoking. Tobacco is thought to be responsible for about 5 million premature deaths every year and smoking is still clearly the largest risk factor. But the new results suggest that, amongst smokers, some people may be as much as 80% more at risk than others thanks to their genes.

People who have never smoked might also have a slightly increased risk of developing lung cancer and similar problems, although the three studies disagree on whether this is actually the case. It is not clear whether the genetic effect occurs independently of smoking, or whether the genes raise the risk of cancer by exacerbating nicotine addiction.

The cancer region
By scanning the entire genomes of lung-cancer patients and healthy controls, the three research teams all identified a region on chromosome 15 that seems to influence the likelihood of developing cancer. People possessing a certain set of mutations at this genetic location are more likely than others to have the disease.

About 50% of the general population carries a single copy of this cancer gene variant, members of the three research groups suggest. Data from all three studies — some of which did not include non-smokers — show that possessing this single copy raises the risk of lung cancer by about 30%.

What's more, another 10% of the population is likely to carry two copies of this set of mutations, raising cancer risk by as much as 80% relative to people with equivalent lifestyles without the cancer-linked gene variant.

Smoking is still the mostly significant contributor to lung cancer, says Kari Stefansson of deCODE Genetics in Reykjavik, Iceland, who led one of the studies1, which featured almost 11,000 Icelandic smokers. "Just smoking itself is the overwhelming risk factor," he says.

Source: www.nature.com (2 April 2008)
Read more: HERE
Read posts in english

Tuesday, April 1, 2008

Lei do Tabaco: ARESP acusou Direcção-Geral de Saúde de estar a baralhar os empresários

A Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP) acusou, esta terça-feira, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) de estar a baralhar os empresários com a regulamentação à nova lei do tabaco, que tem vindo a fazer desde Janeiro.

Em declarações à TSF, a secretária-geral da ARESP disse que as dúvidas sobre a nova lei do tabaco continuam a surgir, «porque há uma tentativa permanente de regulamentação da lei por parte da DGS, que a associação considera «ilegítima», já que a lei não permite essa regulamentação».

Ana Jacinto criticou a DGS também por recentemente ter «solicitado à ASAE e a outras autoridades policiais, que nem sequer têm competências de fiscalização nos estabelecimentos de restauração e bebidas, para fazerem testes de fumo durante o funcionamento dos estabelecimentos»...

Fonte: TSF online
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português