Thursday, April 3, 2008

Risco acrescido de cancro em 50 por cento dos fumadores

Descobertas mutações genéticas associadas ao cancro do pulmão

Cientistas franceses, islandeses e norte-americanos identificaram mutações genéticas associadas ao cancro do pulmão. Os resultados dos três estudos diferentes foram publicados ontem nas revistas "Nature" e "Nature Genetics".

Os investigadores dizem ter identificado uma região no cromossoma 15 cujas mutações podem aumentar o risco de cancro em fumadores. Apesar de as mutações poderem estar ligadas ao receptor da nicotina não há provas da substância desencadear o cancro.

Estas mutações são substituições das unidades que compõem o ADN. Foram encontradas duas mutações muito associadas ao cancro e que podem fazer parte de cinco genes, três dos quais necessários para o fabrico do receptor de nicotina, que se encontra maioritariamente nas células do sistema nervoso.

As três pesquisas foram feitas em populações de origem europeia e abarcaram vários milhares de pessoas. As conclusões são semelhantes: 50 por cento das pessoas têm pelo menos uma cópia do gene com a mutação, aumentando 30 por cento a possibilidade de cancro do pulmão.

“O risco maior para se desenvolver cancro do pulmão é fumar”, disse Chris Amos, o primeiro autor de um dos artigos publicados. O estudo foi feito pela Anderson Cancer Center da Universidade do Texas e concluiu que se fumarem, os indivíduos com mutações nos dois cromossomas 15 vêem aumentado de 28 a 81 por cento o risco de desenvolverem cancro de pulmão.

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português