Friday, December 28, 2007

Lei do Tabaco: Tabaqueira aplaude medidas

Lei do Tabaco: Tabaqueira aplaude medidasEmpresa quer dar o exemplo e respeita as restrições da nova lei do tabaco

A nova lei do tabaco vai ser aplicada também na fábrica que produz os cigarros. A partir do dia 1 de Janeiro passa a ser proibido fumar também na tabaqueira nacional. A empresa diz que é uma questão de exemplo e acredita que a nova lei não vai prejudicar as vendas.

Uma empresa que produz anualmente 26 mil milhões de cigarros pode ter muito a perder com a lei que genericamente pretende proibir o fumo, mas os responsáveis da Tabaqueira consideram que, mais do que os efeitos da nova lei, são os aumentos sucessivos da carga fiscal sobre o tabaco que contribuem para quebras nas vendas.

A partir de Janeiro, um maço das marcas mais comercializadas vai aumentar em média 30 cêntimos, por causa do agravamento da carga fiscal.

O imposto representa cerca de 80% do preço de venda ao público, ou seja, o que paga por 16 dos cigarros de um maço normal vai parar aos cofres do Estado.

O capítulo III da Lei visa essencialmente a Tabaqueira ao estabelecer teores máximos para algumas das substâncias encontradas nos cigarros e a obrigação de declarar a lista de todos os ingredientes, em todas as marcas e tipos, produzidos na fábrica de Rio de Mouro. Ainda assim, a Tabaqueira mostra-se favorável à Lei.

Com a entrada em vigor da nova Lei do Tabaco, até na fábrica de cigarros, o articulado que limita o consumo a determinados locais vai ter de ser cumprido.

Na imagem: A Tabaqueira há 10 anos que tem salas de pausa, onde os funcionários podem fumar

Fonte: SIC/Sapo
Ler notícia completa e ver vídeo: AQUI