O Dia Mundial sem Tabaco assinala-se hoje, quinta-feira, com iniciativas em todo o mundo para sensibilizar a população sobre os perigos do fumo, que mata uma pessoa a cada oito segundos.
Para assinalar a data, a OMS recomenda a proibição total do fumo nos locais públicos fechados e de trabalho, lembrando que a cada oito segundos morre uma pessoa vítima de uma doença relacionada com o tabagismo.
Subordinada ao tema «Criar com prazer ambientes 100 por cento livres de fumo - zero por cento de fumo, 100 por cento de liberdade», a campanha mundial deste ano pretende chamar a atenção para o direito a ambientes livres de fumo e a um ar limpo e saudável.
Em Portugal, várias iniciativas estão previstas para hoje para assinalar o Dia Mundial sem tabaco.
As unidades de saúde e as farmácias vão criar uma «Zona para Fumadores» dirigida a quem quer deixar de fumar, onde farão atendimento prioritário com informação especializada de apoio e motivação ao fumador.
Nas unidades de saúde haverá um reforço da avaliação médica, apoio, tratamento e seguimento de todos os que querem deixar de fumar.
Durante o dia de hoje, os fumadores terão ainda a oportunidade de medir o nível de monóxido de carbono no ar que expiram, através de rastreios, sendo dirigidos para a consulta de cessação tabágica da sua zona de residência em função do resultado do exame.
Também a Nicorette criou equipas que vão estar em hospitais, universidades, estações de metro e supermercados de Lisboa para medir os níveis de monóxido de carbono expirados pelos fumadores.
O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai promover um encontro durante todo o dia dedicado ao tema «ambientes livres do fumo de tabaco».
Um seminário foi também a forma escolhida pela Conselho de Prevenção do Tabagismo para marcar a efeméride: «Tabaco e Ambiente - Um desafio do futuro» é o tema do encontro que conta com a participação de várias universidades do norte.
O Dia Mundial sem Tabaco será também assinalado no Centro Hospitalar da Cova da Beira, com acções de sensibilização e educação para a saúde de utentes e colaboradores daquela unidade de saúde.
Mais: AQUI