Saturday, May 31, 2008

Friday, May 23, 2008

Deixar de fumar é contagioso

Quando alguém deixa de fumar, aumentam as probabilidades de todos em seu redor fazerem o mesmo, desde cônjuges a amigos e colegas de trabalho.
Quando um cônjuge pára de fumar, as probabilidades do outro continuar fumador caem 67%. Se um amigo pára, a probabilidade de outro continuar cai 36%. Se é um colega de trabalho, vai para 34%. E se é um irmão, 25%.

O trabalho foi publicado no The New England Journal of Medicine e realizado por uma dupla de pesquisadores americanos: Nicholas Christakis, da Escola de Medicina de Harvard, e James Fowler, da Universidade da Califórnia em San Diego.
Foi analisado o histórico de 12.067 americanos ao longo de 32 anos de onde se concluiu que as pessoas param de fumar em grupos.

Fonte: Globo.com
Ler notícia completa: AQUILer posts em português

Network phenomena appear to be relevant to smoking cessation

The Collective Dynamics of Smoking in a Large Social Network

The extent of the person-to-person spread of smoking behavior and the extent to which groups of widely connected people quit together.

Despite the decrease in smoking in the overall population, the size of the clusters of smokers remained the same across time, suggesting that whole groups of people were quitting in concert. Smokers were also progressively found in the periphery of the social network. Smoking cessation by a spouse decreased a person's chances of smoking by 67% (95% confidence interval [CI], 59 to 73). Smoking cessation by a sibling decreased the chances by 25% (95% CI, 14 to 35). Smoking cessation by a friend decreased the chances by 36% (95% CI, 12 to 55 ). Among persons working in small firms, smoking cessation by a coworker decreased the chances by 34% (95% CI, 5 to 56). Friends with more education influenced one another more than those with less education. These effects were not seen among neighbors in the immediate geographic area.

Source: The New England Journal of Medicine
Read more: HERERead posts in english

Wednesday, May 14, 2008

Sócrates vai deixar de fumar!

Parece que o primeiro-ministro José Sócrates fumou no voo que transportou a comitiva governamental para a Venezuela e pede desculpa por isso...
Em declarações aos jornalistas, na Venezuela, afirmou que não sabia que estava a violar a lei e na sequência da polémica deixou uma promessa... vai deixar de fumar em definitivo...

Boa Sorte Sr. primeiro-ministro!

Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUILer posts em português

Tuesday, May 13, 2008

Biris

Perto de cem milhões de indianos fumam "biris", uns pequenos cigarros aromáticos, envoltos em folha de ébano e vendidos em pacotes de 20 unidades cujo preço varia entre três e seis rupias (entre cinco e dez cêntimos de euro).

Estes pequenos cigarros estão relacionados com a morte de 200 mil pessoas por tuberculose, segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde indiano que concluiu que o consumo de "biris" é mais prejudicial do que cigarros convencionais.

Este tipo de cigarro, típico do Sul da Ásia, é o mais consumido na Índia, país com um total de 240 milhões de fumadores.

Fonte: Lusa
Ler notícia completa: AQUILer posts em português

Tuesday, May 6, 2008

Cessação tabágica e os médicos de clínica geral

O Centro de Estudos para a Medicina Baseada na Evidência, da Faculdade de Medicina de Lisboa, revelou que o envolvimento dos médicos de clínica geral nas consultas de cessação tabágica iria aumentar o apoio aos doentes e fazer poupar muitos milhões de euros ao Estado português.

Fonte: TSF
Ler notícia completa: AQUI
Ler posts em português